Depois da faculdade: o que ninguém te conta

  • 31/08/2020
  • 0 Comentário(s)

Depois da faculdade: o que ninguém te conta

Faz dois anos que me formei na faculdade! E eu e Rory Gilmore viemos falar o que ninguém te conta sobre a vida “depois da faculdade”. Rory Gilmore da série Gilmore Girls representa o jovem recém-formado nos tempos de hoje. Na série, vimos a pequena e inteligente Rory crescer e conquistar merecidamente seu lugar na prestigiada Universidade Yale.

Nos últimos episódios da série, quando Rory está se formando em Jornalismo, ela se depara com a difícil inserção no mercado de trabalho. E não é pra menos que a psicologia avalia essa fase como uma das mais estressantes do ciclo da vida humana, podendo até desencadear transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Crescer dói. E doeu muito pra Rory. Enquanto ela vê seus colegas já encaminhados para depois da faculdade em planos promissores, ela se vê perdida, não tinha certeza do que queria fazer. Qual seria o caminho mais óbvio? Pós-graduação? Ela tentou várias, mas em nenhuma foi aprovada. Decidiu então tentar seu maior sonho: um trainee para ser repórter do maior jornal do mundo: o The New York Times. Porém, recebeu um NÃO bem grande também. Enquanto sua colega de quarto, Paris, era aprovada nas melhores pós do país.

Rory começa a entrar em desespero e questionar seu potencial. Ela não estava acostumada a receber não. Afinal, até ali só tinha recebido sim da vida. Sim para estudar na escola de elite Chilton, sim para Yale. Ela não entendia o que estava acontecendo. Uma onda de má sorte? Rory cresceu incentivada pela família e amigos para conquistar o mundo! Ela contava até com uma torcida de uma cidade inteira que se orgulhava de sua promissora Rory. Com o pé na vida real, ela entendeu que lá fora não tinha a mesma torcida a apoiando, e nem todos a achavam brilhante como sua mãe achava. Tanta admiração se tornou, naquele momento, pesadas expectativas para a formanda de Yale. Rory desmorona. Não sabe o que fazer para conquistar seu primeiro emprego, ela já mandara currículo para todos os jornais do país e não tinha recebido nenhuma reposta positiva. Sua mãe questionou: “Você foi editora do Jornal de Yale! O que mais eles querem?”.

Esta é a mesma dúvida que assombra os recém-formados que lutam pelo primeiro emprego, aceitando até um salário quase indigno pra quem conquistou um ensino superior. Rory cai na armadilha da comparação e se acha a única sem um futuro para sonhar. O desânimo é tanto que não consegue curtir sua tão sonhada formatura, que foi conquistada com muito esforço nas noites em claro estudando e acordando cedo pra estudar numa escola preparatória em outra cidade.

A trajetória de Rory Gilmore nos ensina que nem sempre receberemos o sim que almejamos, que nem sempre seremos os melhores. Que esta fase é desafiadora e que iremos precisar de muita ajuda. Rory aprendeu que a vida lá fora não é perfeita e que ter sucesso na vida nem sempre é ter a carreira dos sonhos. Conquistar seu lugar no mundo leva tempo. E que se cobrar demasiadamente só nos faz mal. A cena de Paris surtando no banheiro de Chilton durante o evento de ex-alunos da escola é o retrato perfeito de como nossa geração é massacrada pela cobrança social do sucesso. Paris mesmo tendo se tornado uma médica promissora, ela ainda leva uma maleta sem nada dentro para aparentar ser uma mulher de mais sucesso diante dos ex-colegas.

Numa sociedade em que Kylie Jenner aos 18 anos já tem seu próprio negócio milionário, a cobrança por sucesso profissional imediato é sufocante e injusto. A verdade é que a maioria de nós, jovens mortais, passamos pelo mesmo desafio de entrar no cruel mercado de trabalho e todos os demais desafios que envolvem se tornar adulto.

  • Cássia de Oliveira, 26. Jornalista formada pela UFRGS, noticiando boas novas. Fã de Jane Austen, defensora dos direitos das mulheres e cristã com senso crítico até dizer chega. Congrega na Assembleia de Deus de Guaíba/RS.

Fonte: https://ultimato.com.br/sites/jovem/2020/08/20/depois-da-faculdade-o-que-ninguem-te-conta/

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

AutoDJ

Automático

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Marine Friesen

Eu Também

top2
2. Bruna Karla

Advogado Fiel

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes