Que novidade esperar do novo ano?

  • 02/01/2024
  • 0 Comentário(s)

Que novidade esperar do novo ano?

Por William (Billy) Lane

Todos os anos passamos por essa mesma experiência: encerramos um ano com gratidão e olhamos para frente para o Novo Ano, que não é apenas novo por ser mais um ano, mas um do qual se esperam novas realizações. Os mais otimistas esperam grandes novidades e novas experiências do ano que se inicia. Os mais céticos ou pessimistas, não esperam muito. Se conformam com o fato de que o novo ano não trará nada de novo, apenas as mesmas rotinas, mesmas frustrações, mesmas amizades até que se consumam os 365 dias.
É verdade. Muito de nossa vida transcorre em uma sucessão de repetidos afazeres. As mesmas tarefas, os mesmos lugares, as mesmas amizades, a mesma igreja e muitas das mesmas experiências e vivências não parecem propiciar nada novo. Apesar de ocasionalmente mudarmos para um novo emprego, escola ou cidade, prevalecem as palavras do “Pregador”, o “Mestre”, o autor do livro bíblico de Eclesiastes, as quais reverberam esse sentimento: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol. Haverá algo de que se possa dizer: ‘Veja! Isto é novo!’? Não! Já existiu há muito tempo, bem antes da nossa época” (Ec 1.9-10, NVI).
Talvez a grande novidade de um novo ano é que ao se encerrar um ciclo e recomeçar outro, nossas forças são revigoradas para ‘começar de novo’ tudo outra vez. Acreditamos que pelo nosso esforço e trabalho podemos realizar coisas novas, mesmo sabendo das palavras do Pregador de que depois de avaliar “tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento” (Ec 2.11a, NVI).
No entanto, a perspectiva judaica e cristã da história não é de um ciclo infindável e recorrente de fatos e vivências. Ainda que a natureza e a vida humana tenham os seus ciclos, a história caminha para um fim, um propósito. Por isso, o Pregador também diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Deus fez “tudo apropriado ao seu tempo” (Ec 3.11a).
A mesmice do corriqueiro pode trazer para alguns enfado e até desespero. Porém, é justamente na repetição do mesmo que podemos estar mais atentos à novidade criativa do agir de Deus em nossas vidas. O Pregador diz que Deus “Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” (Ec 3.11b) e, de certo modo, apesar de o ser humano não conseguir “compreender inteiramente o que Deus fez” (Ec 3.11c), é o conhecimento, o discernimento, o descortinar do propósito de Deus que renova nossas vidas a cada dia. Mesmo sabendo que “Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente” (Ec 3.15a), como o Pregador, podemos ter certeza de que “tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam” (Ec 3.14).
O ano será novo não só quando reiniciar o calendário, mas será novo, sobretudo, à medida que conseguirmos discernir a novidade do agir de Deus na nossa vida pessoal, familiar e eclesiástica, à medida, que conseguirmos nos desgarrar dos nossos vícios, sepultar nossa velha natureza e viver com o Cristo ressurreto em “novidade de vida” (Rm 6.4, ARA).
Fonte: https://www.ultimato.com.br/conteudo/que-novidade-esperar-do-novo-ano

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. FIRMEZA

Hino 366 - Cantor Cristão)

top2
2. SOU FELIZ

Hino 398 - Cantor Cristão

top3
3. BENDITO CORDEIRO

(Hino 123 - Cantor Cristão)

top4
4. Mais Perto Quero Estar

Cantor Cristão 283

top5
5. Olhando para Cristo

Hino 560 HCC

top6
6. "Corajosos"

Cantor Cristão. 469

top7
7. Graça (Ao Vivo)

Israel Salazar

top8
8. Dono de Todas as Canções

Pr. Lucas

top9
9. Som da Trombeta

Juliano Son -(DJ Matheus Lazaretti REMIX)

top10
10. Mar de Graça (Ao Vivo)

Thaiane Seghetto


Anunciantes